X
x
fale conosco

Apresentação

A entrada no berçário é um momento importante na vida da família e do bebê.

 

A Creare recebe bebês de 04 a 15 meses em grupos de no máximo 10 crianças para garantir a atenção individual, o acompanhamento e o acolhimento que julgamos tão importantes nessa etapa da vida.

 

Idealizado e acompanhado pela própria equipe fundadora, tem como missão proporcionar afetividade, carinho, segurança, os cuidados básicos e a estimulação necessária para o crescimento dos pequenos.

 

O espaço foi cuidadosamente pensado para garantir o conforto, os momentos de higiene, alimentação e descanso, assim como a exploração do ambiente nas propostas pedagógicas.

 

No Berçário atuam Educadores com formação em Pedagogia e a Coordenadora Pedagógica. Participam do projeto, a nutricionista, a fonoaudióloga, a psicopedagoga e o professor de música. A equipe dedica-se a oferecer aos bebês uma rotina que respeite suas necessidades individuais, considere hábitos e a cultura das famílias, ao mesmo tempo que proporcione o desenvolvimento das primeiras habilidades e o convívio em grupo.

 

Grupos pequenos, alimentação personalizada e o respeito à rotina do bebê, são diferenciais valorizados na Creare!

 

rotina

No Berçário, a rotina começa com a chegada da família que tem livre acesso ao espaço escolar.
Nesse momento, a recepção do bebê e o contato com a Equipe são fundamentais para iniciar o dia!

 

As informações trazidas pelos familiares são cuidadosamente inseridas no cotidiano. No convívio social, com afetividade e aconchego, as necessidades individuais do bebê são atendidas e integradas às atividades planejadas pela Equipe que acontecem nos espaços a que se destinam:
Sala de Estimulação, Solário, Parques, Oficina de Teatro e Movimento, Biblioteca, Sala de Sono e Sala de Banho.

 

A Creare dedica-se na composição harmoniosa dos horários de alimentação, higiene, banho de sol, sono e dos momentos de estimulação e sociabilidade para garantir o equilíbrio necessário ao desenvolvimento das primeiras aquisições.

 

Dos 4 aos 6 meses, os bebês têm uma rotina mais reservada, com momentos de estimulação próprio para a primeira etapa do berçário. As atividades vão gradativamente ampliando-se na medida do crescimento do bebê. Na etapa seguinte, os pequenos começam a conhecer outros ambientes que possibilitem um desenvolvimento motor mais amplo.

 

Em todas as etapas, o trabalho pedagógico visa a imersão na cultura e nos eixos de aprendizagem. Fazem parte da rotina, a leitura e manuseio de livros, as músicas, os cuidados de si e do outro, os desafios corporais, a arte, a formação do pensamento, a exploração de objetos e todas as práticas que podem transformar curiosidade em conhecimento!

 

Na convivência escolar, os bebês passeiam pelos espaços, interagem com adultos e crianças em um ambiente acolhedor que lhes oferecem um universo de novas experiências.
Uma vez por semana, participam da aula de Iniciação musical com o Professor especialista.

 

Por volta dos 15 meses inicia-se o processo de transição para as atividades no G1, a primeira etapa da Ed. Infantil.

família

A família compõe a parceria com a escola em todos os momentos. O primeiro momento chamamos de acolhimento, quando bebê e familiares ingressam no Berçário. Isso mesmo! A Família também está em adaptação e é muito importante que se sinta segura e acolhida para assegurar aos bebês a tranquilidade necessária.

 

No berçário, a presença ativa dos familiares durante os primeiros dias garante a passagem dos hábitos e necessidades do bebê à equipe, enquanto fortalece o vínculo afetivo e de confiança.

 

Assim que a rotina se estabelece, a participação da família continua presente na Creare. O acesso ao Berçário é livre em qualquer momento. A chegada e a saída dos bebês são feitas diretamente com a Equipe, aproximando o contato com a rotina e favorecendo a comunicação entre a Escola e a Família. Também há espaço para o aleitamento materno.

 

Diariamente, a família comunica e recebe os registro dos acontecimentos, da alimentação, higiene e atividades na Agenda-Diário. Acompanha o desenvolvimento da criança por meio de reuniões e atendimentos com a Equipe. Além da participação em Eventos e Atividades previstas na Programação.

 

Fotos e filmagens da rotina dos pequenos são realizadas pela equipe pedagógica no sentido de ilustrar os pontos mais relevantes no dia a dia da criança, e são compartilhadas com as famílias.

 

A Creare, além dos conhecimentos educacionais, faz pesquisas e atualiza sua prática no Berçário em relação aos cuidados, higiene, procedimentos de segurança, hábitos saudáveis de alimentação e comportamento. A Equipe valoriza a pluralidade cultural compartilhando os saberes e colaborando com as famílias na troca de informações e na orientação para as diferentes fases de aquisições e crescimento dos bebês.

alimentação

A alimentação saudável e equilibrada é fundamental para a saúde da criança, principalmente no primeiro ano de vida.

 

Por isso, todas as refeições, lanches, sucos, mamadeiras e frutas são preparados na cozinha e no lactário pela berçarista responsável pela alimentação, com a supervisão da Nutricionista.

 

Os cardápios são personalizados de acordo com as orientações da família e do médico pediatra. Cada bebê tem a INTRODUÇÃO ALIMENTAR individualizada que é organizada em uma tabela de registro para que a família acompanhe.

 

O primeiro suco, a experimentação de frutas, o início dos alimentos salgados são cuidadosamente preparados com ingredientes selecionados, frescos e com diferenciais: frango sem hormônio/antibiótico, receitas caseiras e sem adição de açúcar, variedade para cada grupo de alimentos e o cuidado com os procedimentos de controle higiênico-sanitário.

 

Além do preparo, o momento da refeição é precioso. A Equipe empenha-se na oferta e na interação com o bebê em ambiente confortável que incentive a percepção dos aromas, texturas, cores e sabores dos alimentos. Também favorece a manipulação dos alimentos, principalmente frutas e pequenos lanches que são preparados com produtos integrais, vegetais e cereais. A experiência de levar o alimento à boca sozinho, atrai o bebê e estimula a coordenação motora, a diferenciação dos sabores, a experimentação e a descoberta, o que favorece a aceitação de novos alimentos.

 

A partir da introdução total dos alimentos, o cardápio é elaborado com orientação da Nutricionista. É postado mensalmente no site e os registros da alimentação são anotados diariamente na Agenda.

rua passo da pátria, 1224 - vila leopoldina - são paulo - CEP 05085-000
11 3641 6408 / 11 3644 8118