X
x
fale conosco

nossa História

Em outubro de 1999 a Creare abriu suas portas! Com quase 20 anos de trajetória, essa história é escrita e contada a cada dia pelos mesmos autores: as crianças, a Equipe Escolar e as famílias que acreditam no Projeto da Creare.

 

A Escola nasceu no mesmo espaço que ocupa atualmente. Mas desde 2011, quando transformou de maneira arrojada o seu espaço, conta com uma estrutura física que chama atenção pela claridade e pelas diversas Salas Ambientes, pedagogicamente planejadas.

 

As fundadoras da Creare, educadoras e moradoras da região, uniram suas experiências em um Projeto Escolar inovador na Vila Leopoldina: acolher as necessidades das crianças pequenas, dar continuidade ao ambiente familiar e oferecer ensino de qualidade.

 

Os ideais planejados foram se concretizando com trabalho e dedicação. As matrículas foram abertas e, em menos de um mês, formavam-se as primeiras turmas. Pelos espaços, já podia se ouvir, a alegria e a atividade dos pequenos. Desde então, conquistou a confiança e o reconhecimento da comunidade por sua proposta competente e comprometida!

 

A Creare legitima sua identidade e fortalece suas intenções a cada ano. Hoje, une a experiência de seu percurso à contínua atualização, fortalecendo sua proposta original.

 

“A vida é uma história contada a cada dia. A CREARE coleciona histórias, sorrisos e vínculos inesquecíveis… Aqui, as crianças crescem, aprendem e fazem a diferença.”

nossa filosofia

  • A origem do nome CREARE vem do latim e significa, CRESCER, CRIAR, PRODUZIR, DAR LUZ, ELEGER.
  • A criança é um ser em desenvolvimento, necessita de estímulo e atividades adequadas para garantir seu crescimento físico, intelectual, psicomotor, afetivo e social.
  • Os princípios filosóficos educacionais são sócio construtivistas, a criança é agente de sua própria ação, constrói seu conhecimento e aprende a reconhecer suas potencialidades.
  • Na Creare, a autonomia, a ética, o respeito por si e pelo outro são exercícios da convivência social. As crianças constroem vínculos, coparticipam na organização da rotina, interagem com a pluralidade cultural, expressam suas ideias e emoções, aprendem a valorizar suas produções, fazem escolhas e praticam resoluções!

“Na Creare, as crianças aprendem a aprender, aprendem a ser e aprendem a conviver!”

proposta

A Proposta da Creare é desenvolvida em dois eixos: na continuidade da função familiar, no que se refere às necessidades básicas (alimentação, aconchego, higiene, saúde, vestuário) e na função educativa, com atitudes e práticas resultantes de formação profissional e conhecimentos técnicos de toda a Equipe envolvida no processo.

 

Desde muito cedo a criança necessita de cuidados e de estimulação. Pela primeira vez amplia sua convivência da família para a escola, que deve compor um espaço adequado e de confiança.
São 15 ambientes organizados para atender aos diferentes grupos e às atividades: Parques, Solário, Espaço para Areia e Horta, Salas de Atividade e Alimentação, Sala de Sono, Brinquedoteca, Biblioteca e Multimídia, Oficina de Arte e Espaço de Teatro e Música.

 

O Projeto Pedagógico começa no Berçário. Em um ambiente de afeto e cuidado permanente, valoriza a convivência social e as atividades que despertam a curiosidade e propiciam a aquisição de novas habilidades. Do G1 ao G5, a prática leva ao conhecimento e à cultura, enquanto fortalece a identidade e a autonomia das crianças.

 

Na concretização da proposta, os espaços e os recursos pedagógicos são bem aproveitados. Os professores favorecem a exploração progressiva do ambiente, atuam como mediadores, encorajam e ensinam os pequenos!

 

Na Creare, a família complementa e compartilha responsabilidades. Por isso, a interação acontece no dia a dia, na participação ativa, no contato próximo e de confiança.

 

“Respeitamos e valorizamos o potencial de cada criança e acreditamos que todo indivíduo é capaz de aprender.” 

prática pedagógica

A prática pedagógica se desenvolve a partir da interação, brincadeira, exploração e pesquisa, o que promove experiência, desenvolvimento e aprendizagem.

A Creare se diferencia pela proposta de Salas Ambientes, espaços cuidadosamente pensados para promover a brincadeira de forma autônoma e colaborativa.

Cada ambiente propõe vivências em um Campo de Experiência, o que auxilia o educador no planejamento das atividades.
A arte, as tradições e a cultura tecem a prática da Creare, assim como, as novas linguagens presentes na realidade contemporânea da sociedade. O uso de recursos tecnológicos e midiáticos já são anunciados pelas crianças e, na escola são aproveitados como expressão de criação e de autoria.
Assim, o brincar e a exploração das múltiplas linguagens garantem aprendizagens de modo participativo e crítico.

A criança é protagonista de seu próprio aprendizado, que é mediado pelas estratégias de trabalho dos educadores.

Com uma equipe pedagógica bem formada, as propostas de Projeto, Sequências Didáticas e Atividades Permanentes ensinam a criança a pensar, buscar informações, comparar dados.
Valorizar a curiosidade própria da infância é o que promove uma aprendizagem significativa. A criança sabe que suas ideias e opiniões são importantes e quer participar cada vez mais desse novo universo social e cultural ao qual está inserida: a nossa escola!

currículo

A Creare entende a criança como um sujeito histórico e de direitos, que aprende por meio da interação e da brincadeira. Sendo assim, a organização curricular busca oferecer oportunidades para que a criança atribua um significado pessoal aos saberes e conhecimentos por ela vivenciados.

 

As áreas, conhecidas como Linguagem, Matemática, Ciências, Estudo do meio, Educação Física, Arte são objetos de conhecimento para as situações de aprendizagem. Na Educação Infantil trabalhamos com os Campos de Experiência, tão importantes na primeira fase do desenvolvimento, são eles:

  • Eu e o outro
  • O corpo e movimento
  • Imagens, sons e cores
  • Escuta, fala, pensamento e imaginação
  • Conhecimento de mundo

 

A mediação do professor qualifica e aprofunda os conhecimentos vividos e aprendidos pelas crianças, por meio da pesquisa, da exploração e da interação, ela aprende a aprender, a estabelecer novo sentido ao que é vivido e experimentado.

Respeitamos os três princípios básicos para o desenvolvimento da proposta pedagógica:

  • Éticos – autonomia, solidariedade, respeito à pluralidade cultural e ao meio ambiente
  • Estéticos – sensibilidade, ludicidade, criatividade e liberdade de expressão
  • Político – criticidade, respeito as opiniões, direito à cidadania.
rua passo da pátria, 1224 - vila leopoldina - são paulo - CEP 05085-000
11 3641 6408 / 11 3644 8118